Pular para o conteúdo principal

Lembranças Formativas 1

(texto escrito e postado no Facebook em 2018 e adaptado em 2020 para este blog).

As lembranças são formativas porque construíram corpo/pensamento.

Eu gosto muito de dançar. Alguns de vocês já sabem disso. Sejam as danças populares do Brasil e pops internacionais assim como me dedicar a um estilo de dança específico. Tenho uma trajetória nas danças formais, apesar de estar em falta por motivos vários nos últimos tempos. Mas este é outro assunto.

Nessa minha reflexão sobre o gosto pela dança percebi que minha lembrança mais antiga sobre o movimento dançado e que me marcou profundamente foi quando Carla Perez surgiu. É verdade, fiquei fascinada com a desenvoltura da baiana se requebrando. Achei muito diferente de tudo que tinha visto, eu contava nesta época os meus sete anos. Daí também dá para entender meu gosto pelas danças e músicas pops. Foi essa cultura que marcou minha infância dos sete aos oito anos, não porque não houvessem outros elementos, mas essa foi bem presente e influenciadora, o axé baiano estava com tudo no início dos anos 90 

Com nove, outras presenças se deram pois foi quando entrei para a minha primeira escola de dança. A primeira marca de gosto pela dança foi mesmo com a Carla Perez. Falo com graça e seriedade aqui. Nada se comparava ao entusiasmo que eu sentia ao ver Carla Perez dançando. Carla Perez! e não Débora Brasil. Achava a Débora muito contida, econômica nos movimentos, mesmo dando para perceber que ela também tinha vocação. A Carla não, a Carla dançava tudo que ela podia dançar e isso me fascinava. Ela parecia ter muito gosto pelo que fazia e sabia que era boa. Sua segurança me chamava atenção com a mesma força que seus movimentos e, acredito, que uma coisa alimentava a outra.

Era experimentação pura de movimentos quando eu dançava as danças da Carla Perez, além de diversão com as amigas na época. Lembro-me de na casa de uma dessas amigas (não é você Marcelinha) dançando o “Segura o tchan”, eu explicando para a amiga que não era só o movimento com as mãos que fazia “tchan tchan tchan tchan” tinha que usar pelve e quadril também. A irmã mais velha dela ao passar por acaso por nós que ajustávamos os passos no momento, olhou para mim e disse “Igualzinho! É assim mesmo”. Fiquei orgulhosa de mim, verdadeiramente.

Como eu já tinha exercitado vários movimentos coreográficos a partir de Carla Perez foi muito difícil para mim quando surgiu a Thalia. Minha segunda fascinação da infância. A mexicana não sabia dançar. Além de não saber dançar, o que ela tentava era ruim, mas meus olhos de fã fascinada não davam tamanha importância à falta de jeito dela. Foi difícil para mim adaptar a movimentação volumosa, vigorosa e harmônica de Carla ao "desengonçamento" inacreditável de Thalia. A intérprete de Maria do Bairro (foi aí que minha paixão por ela começou - e ficou) era tão convincente em sua falta de jeito que comecei a levar mais uma vez para o lado experimental. Minimizar e desajustar o movimento propositalmente era o meu desafio coreográfico, já que por conta da minha habilidade e pelo modelo de dança que tive a partir do modo “Carla Perez’ eu saberia fazer - o que Thalia tentava - no ritmo e de maneira harmoniosa.

Trago estas memórias para afirmar a cultura popular e sair da contradição artificial entre popular e a criação de pensamento. Podemos fazer análises sobre a cultura midiática e massificadora das subjetividades, mas neste texto a intenção não é esta. Aqui, pelo inusitado e gracejo, pretendi dizer do valor de descobrir a dança, de descobrir uma sensibilidade que meu corpo tem desde criança e desierarquizar a cultura.

Vamos desdobrar esta ideia em outros posts.






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mutações

Nossa vida é cheia de mudanças e essas mudanças acontecem no nosso mundo interno e, com certeza, no externo.  Uma nova situação, uma nova exigência social, por vezes, nos convoca a uma nova forma-jeito para ser e estar no mundo. Ou então, é o mundo interno que muda e precisamos buscar novos comportamentos e ambientes para que haja uma composição que seja mais encaixada com tais mudanças pessoais. As mutações acontecem nesses momentos e podem acontecer mais ou menos com nossa participação ativa e consciente. Compreender a vida do corpo se tornou a chave para que eu possa ser um pouco mais dona da minha vida. Falo isso com humildade, porque sou (somos) atravessados por dinâmicas que extrapolam nossa vida pessoal e que nos impactam diretamente e à nossa revelia, mas quando nós aprendemos que nosso corpo vivo segue um padrão comum à vida no planeta que é mutar e seguir, podemos influenciar um pouco as nossas tendências a determinados comportamentos que não são mais adequados à nova situaçã

Arte, clínica, desejo e Camarón!

Recentemente vi dois documentários sobre Camarón de la Isla na Netflix, um é um filme, “Camarón – The film” e outro uma série de uma temporada, “Camarón – Revolution”. Aproveito para deixar como dica cinematográfica. No documentário é possível notar a mitificação do artista, já no filme, sua humanidade aparece mais, pois também aparecem mais suas contradições e situações de vida cabíveis a qualquer ser humano. Ao trazer este artista o que quero abordar é a intersecção entre a arte, a clínica e a micropolítica ativa do desejo. Suely Rolnik distingue as políticas do desejo em ativas e reativas, e esta diferença se dá, ela diz, pelo grau de submissão a que tais micropolíticas estão submetidas ao regime de inconsciente dominante ao qual ela chama de Inconsciente Colonial Capitalístico.   Quem foi Camarón de la Isla? José Monje Cruz deveio Camarón. Este foi um grande cantor de flamenco nascido em Cádis, região andaluza da Espanha. Ele trouxe um novo paradigma para essa arte quando se

Visita ao Sítio Histórico de Queimado - Serra - ES